Saturday, May 12, 2007

Não esquenta...

Fui à minha primeira Bienal do livro no Ibirapuera em São Paulo aos 12 anos, ou 11, já nem me lembro bem mais... veiera! Lia muito, sempre gostei, já que aprendi a ler com revistinhas do Tio Patinhas e Zé Carioca aos 5. Bem naquela época, havia um livro que era um verdadeiro best seller, algo bem da minha geração e que ficou reverberando por uns tempos como livro bom, sabe como é? Era Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. Nunca vou me esquecer daquela tarde na bienal... rs Tudo fantástico, vontade de comprar livros mil, pq tudo encanta, o ambiente, as cores, as capas, a visão da estante cheia... é, eu já não era normal. Pois bem, junto com uma amiga destas da vida toda vimos além de muita gente famosa, uma fila imensa de gente esperando pra ter seu livro autografado.

_Quem será esse cara?

_Sei lá, imagina ficar nessa fila? Vixi!

Bem, no ano seguintes já sabíamos o que havíamos perdido... após ler o "melhor livro de todos os tempos" (pra nós, e naquele tempo) conhecer pessoalmente o autor da obra. Era uma tarde de autógrafos com o autor de Feliz ano Velho, promovida pela editora Rocco.

Apesar de sozinho lá deitado, dava pra sacar que a movimentação era intensa. Veio um crioulo com uma bandeja na mão:

– E aí meu irmão, como é que é, tudo firme? Fica frio, não esquenta não, porque se você esquentar a cabeça, caspa vira "mandiopan ".

Fiquei imaginando um cara começando a ficar nervoso, vermelho, a cabeça pipocando ploc ploc ploc...

Usamos isso muuuuuuuuuuito! "se você esquentar a cabeça, caspa vira "mandiopan " . Bons tempos...

Tenho um amigo, brilhante, diga-se de passagem, que fala uns 4 idiomas e ainda sabe (bem) português, pois entende todas as minhas conversas ao telefone. Bom, ele quer aprender por motivos pessoais e pensei em lhe dar um livro. Um clássico? Machado? Lembrei-me do Feliz Ano Velho. Pensei numa maneira de comprá-lo e vi que possuia uma versão digital. Coincidência! Como ocorre com os dicionários, quando abri o arquivo me pus a ler sem conseguir parar. E ri. Não esquenta a cabeça, se você esquentar a cabeça, caspa vira "mandiopan".

A vida é o máximo!

No comments: