Tuesday, November 13, 2007

Paradoxos

Estou eu aqui matutado pra entender algo que me encanta. A dilatação do tempo. O filme Contato é um dos meus favoritos no gênero (é, eu sei, mas classificação de filmes fica pra próxima). E deparei-me (de novo, desde há muito tempo) com este paradoxo de Langevin. Pra quem o tempo passa mais devagar? Pra quem está inerte ou pra quem dá um saltozinho na velocidade da luz?
Estive tentando achar uma explicação ridícula pra simplificar as coisas e cheguei nesta: se você consegue fazer mais coisas no mesmo intervalo de tempo, você está tirando maior proveito dele, portanto, ele passa mais devagar. Quando você está muito atarefado e organiza todas as coisas pra fazer num determinado período, quando acaba tudo depois de ter sido deveras eficiente e, ainda sobrando-lhe tempo você não diz "nossa como o dia rendeu, fiz tudo e ainda tenho tempo" ? Então, o tempo passa mais devagar pra quem aproveita mais a vida.

*****

Perguntaram-me o que eu faço para não aparentar a idade que tenho. Vida saudável? Alimentação exemplar? Ioga, tai chi? Leva a vida na filosofia zen?
Resposta: talvez o DNA explique. Um dia, quando resolver comunicar-se.

*****



Saudável, "good-looking", feliz (!).
Cadê a lógica?

*****

O Universo é paradoxo. O ser humano é. Talvez eu seja. E conheço também quem o é.

No comments: